top of page

Arquitetura para Pets

O brasileiro é apaixonado por animais de estimação e no nosso país, a população de pets cresce exponencialmente. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos vivem nos lares brasileiros.

Nossos projetos são baseados sempre no conforto e bem estar dos seus usuários. E quem tem pets em casa sabe que eles são muito mais do que animais de estimação – são verdadeiros membros da família. A arquitetura para pets está em alta e traz muitos benefícios a tutores e animais, com projetos que acolhem os animais.


Qual a importância da arquitetura para pets?

Mais do que apenas estética, se preocupar com a arquitetura para pets é uma maneira de favorecer o bem-estar dos animais, criando um ambiente confortável, aconchegante e seguro para eles.

É preciso acertar na escolha dos materiais a serem utilizados e atentar-se a observações que farão a diferença no dia a dia da família.

Por exemplo os pisos, não devem ser escorregadios, pois, com o tempo, isso poderá causar problemas de saúde nos animais, como hérnias de disco, deslocamentos patelar entre outras questões ósseas e musculares. Podemos optar pelo porcelanato devido a facilidade na limpeza e por não absorver sujeiras, mas evitar os polidos pois escorregam bastante e podem arranhar com as patinhas dos pets.

Nas paredes, você poderá usar tinta lavável ou o próprio porcelanato. Lembre-se que gatos e cachorros têm o hábito de se esfregar nas paredes para se coçar ou para brincar.


Os pets precisam de uma área livre e segura dentro de casa para conviver com os tutores, brincarem e se desenvolverem. Por isso, é importante que esse espaço seja direcionado às características de cada animal. E se você mora em apartamentos ou sobrados com varandas, não se esqueça de investir nas telas de proteção – que também devem aparecer nas janelas.


No nosso site vocês encontram o projeto da casa do nosso cliente jacques vanier, e quem o conhece sabe o quanto ele é apaixonado nos seus doguinhos e o quanto seria importante um espacinho para eles na casa nova. Foi aí que tivermos a ideia de desenvolver um projeto pensando no bem estar dos seus pets. Utilizamos em escala menor dos mesmos elementos de volumetria presentes na fachada principal da casa. E como citamos no inicio, os animais de estimação são verdadeiramente parte da família e precisam de cuidados e atenção.

Projeto Studio LM - Casinha do Sebastião e da Tiana 🐶

E aí, curtiram a casinha do Sebastião e da Tiana? Esperamos que esse artigo tenha ajudado vocês a pensarem ainda mais na qualidade de vida que podem oferecer para seus pets. E que isso é bastante possível através de um bom projeto de arquitetura e interiores.


bottom of page